O Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul/RS, será palco, durante três dias, de um grande encontro em prol do Meio Ambiente. E os protagonistas na busca de soluções para a preservação e conscientização ambiental são alunos e professores dos três estados do Sul do Brasil, das escolas parceiras do Projeto Verde é Vida, programa de ação socioambiental da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). De amanhã (31 de maio) até 2 de junho, a intensa programação tem um só objetivo: fazer com que as pessoas se unam e preservem o bem maior do Planeta, a natureza.
A abertura oficial do evento está marcada para as 9 horas de quarta-feira, no Pavilhão Central, denominada Sala do Elemento Fogo. Logo em seguida, haverá a palestra Escola sem Pesquisa: feche a porta e apague a luz!, de Ronaldo Mancuso, autor de vários livros sobre pesquisa científica. “O Encontro Sul-Brasileiro é um evento fechado aos alunos e professores das escolas parceiras do Projeto que conquistaram seus aportes. É um momento de troca de informações e experiências, de confraternização”, explica o coordenador geral do Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve.
Na parte da tarde de quarta-feira, os participantes serão divididos em quatro salas onde participarão de Palestras Temáticas, que terão como temas: Ética e Cidadania, com o professor Luiz Augusto Costa a Campis, vice-prefeito de Santa Cruz do Sul; A Convivência Familiar no Meio Rural, com o vice-presidente da Afubra, Heitor Álvaro Petry; Bolsa de Sementes da Afubra, com a professora Maristela Machado Araújo, coordenadora da Bolsa de Sementes na Universidade Federal de Santa Maria; e a Diversificação na Propriedade Rural, com o agrônomo Nilo Cortez, da Emater de Lajeado. A partir das 15 horas, será realizado o eio turístico.
A manhã da quinta-feira está reservada para os relatos de experiências. É um dos momentos mais importantes, pois as escolas terão a oportunidade de mostrar os trabalhos realizados nas comunidades. Na parte da tarde, todos se dirigem até o Parque da Expoagro Afubra, onde acontecerá a terceira etapa da Gincana Cooperativa. O encerramento do IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida está previsto para as 20 horas, na Sala do Elemento Fogo, com a entrega das condecorações dos Grupos Ambientais, cheques da Bolsa Sementes e premiação da Gincana.
NOITE CULTURAL
O Coral da Afubra e o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos são as atrações da Noite Cultural que abre a programação do IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida, na noite de hoje, a partir das 20 horas, no Pavilhão Central (sala do Elemento Fogo). O objetivo do evento é proporcionar aos participantes um momento de manifestação cultural e conhecimento sobre danças e músicas.
VERDE É VIDA
O Projeto Verde é Vida – Levando a Natureza a Sério é um programa de ação socioambiental da Afubra que completa 20 anos em agosto de 2011. Atualmente, divide-se em dois programas:
Programa de Sensibilização Ambiental (PSA)
Com o objetivo de sensibilizar as comunidades onde a Afubra atua, o Projeto Verde é Vida desenvolve atividades ambientais e educacionais em escolas e municípios, tais como: doação de mudas de árvores nativas, doação de material didático-pedagógico, realização de palestras, participação em eventos, participação do Afubrinha e seus mascotes em atividades lúdico-pedagógicas, manutenção e assistência em viveiros de mudas para reflorestamento e conservação ambiental, desenvolvimento do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para reciclagem. A Série Ecologia, lançada em 1997 e editada até o ano de 2001, faz parte deste Programa. No último ano, o PSA atendeu 89.386 alunos e professores, em 374 escolas de 121 municípios.
Programa de Ação Socioambiental (PASA)
O Programa de Ação Socioambiental, criado em 2002, tem, por objetivo, desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para esses problemas. Para isso, é importante o envolvimento direto da comunidade onde a escola está inserida. O desenvolvimento desse programa baseia-se na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional (Lei nº 9394 de dezembro de 1996), que define nos Parâmetros Transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a saúde, a ética, o trabalho e o meio ambiente. Para a realização desse programa, o Verde é Vida desenvolve os seguintes subprogramas: consciência ambiental, bolsa de sementes, recuperação de formações florestais, diagnóstico ambiental, desenvolvimento sustentável. Em números atuais, abrange 15 Regiões de Atuação, 72 municípios, 273 escolas, 63.849 alunos e professores e 253 Grupos Ambientais que reúnem 4.678 alunos.
Para saber mais:
IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida
De 31 de maio, 1º e 2 de junho
Parque da Oktoberfest – Santa Cruz do Sul/RS
Público: alunos, professores, comunidade e autoridades das 15 Regiões de Atuação do Projeto Verde é Vida
Participação de 110 escolas de 59 municípios do RS, SC e PR (cerca de 700 pessoas)
Atrações: Noite Cultural, palestras, Gincana Cooperativa, Relato de Experiências, eio turístico, avaliação de painéis e entrega de premiação
Fonte: Departamento Comunicação Afubra
Luciana Jost MTb/RS 13.507