Delegações de países produtores de tabaco, vinculados à Associação Internacional do Produtores de Tabaco (Itga – International Tobacco Grower’s Association), se reúnem a partir desse domingo, dia 23, na cidade de Arusha, na Tanzânia. É o início da 26a Assembleia Geral da entidade que congrega as principais nações produtoras de fumo de todos os continentes. O encontro se estende até o dia 26.
A pauta do encontro, conforme o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, prevê palestras com estudiosos e pesquisadores sobre a produção, beneficiamento e consumo de tabaco em nível mundial e possíveis impactos à cadeia produtiva em decorrência de iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os fumicultores. Também será alvo a montagem de um grupo que ficará incumbido de acompanhar a quinta Conferência das Partes, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2012.
Presidida atualmente pelo argentino Jorge Nestor, a ITGA reúne em seu quadro social os principais países produtores de tabaco. No total, são 28, entre eles a China, Brasil, Estados Unidos e Índia, os maiores produtores. Além do presidente da Afubra, a delegação brasileira é formada pelo secretário Romeu Schneider e pelo membro do conselho fiscal, Heitor Álvaro Petry.
Mário André Poll – Departamento de Comunicação Afubra