A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Receita Federal entregaram na manhã de hoje, 27 de abril, 2.500 litros de álcool para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul/RS. A doação foi possível por meio de um trabalho de parceria entre as três instituições: a Receita Federal doou a bebida alcoólica proveniente de apreensões, a Afubra fez o processo de destilação e a Unisc providenciou os recipientes para armazenagem do álcool 70%, que será de uso exclusivo para a limpeza de superfícies.
Segundo o engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, esta é mais uma parceria que a entidade pôde manter por meio da Unisc. “Novamente os professores Wolmar Severo e Rosana Schneider, do curso de Química da Unisc, nos procuraram, pois conhecem a nossa usina de microdestilaria e sabem do engajamento da Afubra em ações que visem o bem da comunidade”, explica Juarez. Para a confecção dos 2.500 litros de álcool, os 5 mil litros de bebida alcoólica entregues pela Receita Federal, aram pelo processo de destilação, separando a água da fração de álcool, ou seja, o álcool é diluído na concentração necessária.
O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, lembra que a microdestilaria da Afubra foi adquirida em 2008 para auxiliar nos projetos de diversificação de culturas mantidos pela entidade, e está instalada no Parque da Expoagro Afubra. “É uma satisfação muito grande podermos auxiliar nesse trabalho da Unisc e da Receita Federal e auxiliarmos o município nesse momento em que, cada vez mais, precisamos de ações que visem o bem coletivo, trabalhando contra o Covid-19”.
O álcool foi entregue à Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, representada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist; pelo vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, acompanhado pelo responsável pelo processo de destilação, Claiton Teixeira; auditor fiscal Leomar Padilha, delegado Federal em Santa Cruz do Sul, acompanhado pelo auditor fiscal Marco Antônio Valim, delegado-adjunto; e pelos professores da Unisc, Wolmar Severo e Adilson Bem da Costa.
Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke/Fotos: Divulgação