Expoagro Afubra Verde é Vida

Cubo Mágico integra jovens no Espaço da Inovação do Agro

28 de março de 2025

Compartilhe

Grupo Foco Empreendedor promoveu palestra para difundir os benefícios do quebra-cabeça para promoção de diversos benefícios para os praticantes

O quebra-cabeça cubo mágico proporciona benefícios incontáveis para crianças e adolescentes, como desenvolvimento cognitivo, aprimoramento da memória, redução de estresse, habilidades motoras e foco, e afastamento de eletrônicos. A prática também tem sido muito utilizada para beneficiar autistas, inclusive como reforço de habilidades sociais. No âmbito escolar, o cubo mágico é considerado uma ferramenta de ensino, pois quem pratica a resolução aprende a aprender. “A aprendizagem dos métodos de resolução faz com que você aprenda outras coisas de modo muito mais fácil”, explica o professor de educação especial, Anderson D’Ávida.

A convite do Grupo Foco Empreendedor, o educador conduziu uma palestra na manhã desta sexta-feira, dia 28, sobre os benefícios do cubo mágico. O encontro com estudantes aconteceu na Arena 2 do Espaço de Inovação do Agro, junto ao pórtico de entrada da Expoagro Afubra 2025. Segundo D’Ávida, dentro da matemática, por exemplo, a ferramenta pode ser usada em diferentes conteúdos, como álgebra e formas geométricas. Além de um brinquedo, o cubo mágico é considerado um instrumento para melhorar a paciência, o desempenho cognitivo e a capacidade de raciocínio lógico, além da resolução rápida de problemas.

O jovem Alysson Bohn da Silva, de 14 anos, começou a praticar o quebra-cabeça há aproximadamente quatro anos. Inspirado por uma tia, conta que foi atrás de tutorais na internet de como solucionar cubos mágicos de diferentes tamanhos. “Eu gostei tanto que comecei a levar para a escola e até ensinei alguns colegas”, diz. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina, em Santa Cruz do Sul/RS, o cubo mágico é presença confirmada nas mochilas e integra colegas nos recreios. “Hoje eu tenho quase todos os tipos de cubo”, orgulha-se Silva, que no ano ado ficou em terceiro lugar em uma competição de cubo mágico.

Projeto Cubo Mágico mira o desenvolvimento de jovens
O Grupo Foco Empreendedor desenvolve em Santa Cruz do Sul o Projeto Cubo Mágico, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento pessoal e despertar atitudes para um bom equilíbrio do futuro profissional de adolescentes. A iniciativa se conecta ao projeto Caminhos Profissionais – Social, oferecendo atividades que estimulam habilidades como raciocínio lógico, concentração, resiliência e o processo intelectual e motor de melhoria contínua. Além disso, a ação promove a educação e o afastamento de hábitos prejudiciais, como o uso excessivo do celular e a distração, ao mesmo tempo que incentiva a aprendizagem através da pesquisa da ciência e da matemática.
“Os jovens podem competir com eles mesmos, cada segundo diminuindo o seu próprio tempo de montagem do cubo. Assim, eles estão se autodesafiando”, explica a presidente do Grupo Foco Empreendedor, Áurea Helena Kops Binz. No ano ado, a entidade, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas VRP), realizou o primeiro campeonato de cubo mágico na região, integrando estudantes de diversas escolas. A ideia é repetir a competição este ano para estimular e difundir ainda mais a prática.

Saiba mais
Origem: o cubo mágico, também conhecido como cubo de Rubik, foi inventado em 1974 pelo professor húngaro Ernő Rubik. O objetivo inicial era ajudar os seus alunos de arquitetura a entender problemas tridimensionais. Logo o quebra-cabeça se tornou popular mundialmente;
O que é? Trata-se de um quebra-cabeça tridimensional que consiste em um bloco de pequenos cubos, que são dispostos em diferentes formatos, como 3x3x3, que é mais tradicional. Após ser embaralhado, o objetivo é reorganizar os pedaços para que cada face tenha uma única cor;
Funcionamento: a resolução do cubo mágico pode ser mais desafiadora dependendo da complexidade do embaralhamento. Muitas pessoas usam algoritmos específicos, que são sequências de movimentos que ajudam a resolver partes do cubo de forma eficiente;
Curiosidade: os cubos mágicos para pessoas com deficiência visual possuem texturas diferentes em cada faze, permitindo a resolução pelo toque. Algumas versões incluem adesivos em Braille, tornando o quebra-cabeça ível. Esses cubos inclusivos permitem que pessoas com deficiência visual participem do desafio e da diversão que é resolver o cubo mágico.

Jornalista Michelle Treichel – MTB/RS 12.559
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais