Institucional

Afubra é tema de reunião em Camaquã

14 de abril de 2022

Compartilhe

A história da Afubra e os aspectos sobre a fumicultira no Brasil e no mundo foram o tema da palestra de hoje, 14 de abril, da tradicional reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic), no centro-sul do Rio Grande do Sul. O palestrante foi o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil e diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda., Romeu Schneider. O evento foi aberto pela presidente da Acic, Paola Longaray Fonseca, que parabenizou a Afubra pelos 32 anos de atuação de sucesso em Camaquã e região.

Schneider lembrou a trajetória da Afubra em Camaquã, com seu início em 10 de abril de 1990, sendo a sétima filial a ser inaugurada. “”Hoje, temos 29 unidades distribuídas pelo Rio Grande do Sul (16), Santa Catarina (9) e Paraná (4), que contam com 992 colaboradores, destes, 64 em Camaquã, sob a gerência do gerente Marcelo Adriano da Silva”, explicou o dirigente, ao falar que os planos de expansão são sempre muito bem planejados e executados.

Com referência ao setor tabaco, Schneider revelou que, em Camaquã, são 2.343 famílias que produziram, na safra 202/2021, 11.927 toneladas de tabaco. “O faturamento chegou em R$ 122.248.129,22, o que demonstra a força da cultura para a rentabilidade das propriedades rurais e para os cofres públicos e comércio”. Ao falar em mercado, ele disse que cerca de 53% do cigarro consumido no Brasil é ilegal, causando grandes prejuízos financeiros. Com referência à produção, o secretário da Afubra lembrou a importância de adequar a produção à demanda. “O consumo vem caindo, gradativamente, e é importante o nosso produtor manter produção adequada e, principalmente, a qualidade do produto, que é referência mundial”.

Para finalizar, Romeu Schneider, ao responder as perguntas dos convidados, enfatizou que, para vencer dificuldades, é necessária “criatividade, troca de informação e de conhecimento. Nunca desistir, mas abraçar a causa e seguir em frente. Não culpe os outros, acredite em si, seja precavido e adapte-se à sua realidade”.

Saiba mais: Romeu Schneider nasceu em 23 de maio de 1947, em São Leopoldo/RS. Formado em istração de Empresas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento na área em que atua. Atual secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil, foi vice-presidente da entidade por 12 anos, tendo ingressado na entidade em 01/02/1975 para assumir a gerência da filial de Rio Negro/PR, função que exerceu até agosto de 1983. A partir de então, ou a integrar a diretoria da Afubra, tendo exercido a função de secretário, membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente, estando na função de secretário desde julho de 2003. Schneider também é diretor da Agro-Comercial Afubra desde a sua criação, em janeiro de 1994. Com as alterações promovidas no organograma, em agosto de 2007, assumiu como diretor-presidente da empresa. Participa das negociações anuais para fixação dos preços do tabaco com as empresas fumageiras. Defende os fumicultores perante as campanhas antitabagistas.

 

Texto e fotos: Luciana Jost Radtke

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais