Institucional

A força da mulher no agro

14 de julho de 2022

Compartilhe

A produtora rural Cristiane Maria Hermes Speth, de 40 anos, é um exemplo da força da mulher do campo. Filha de produtores rurais, formou-se em Matemática. “Durante o dia trabalhava com meus pais lavoura; à noite, cursava a faculdade”. Após o casamento, há 15 anos, com Samuel Speth, de 40 anos, foram morar na propriedade dos sogros, Eno e Alveni Speth, de 67 anos e 65 anos de idade, respectivamente. Já formada, Cristiane foi dar aulas, porém, continuava a auxiliar o marido na propriedade.

Mãe de Cristian Gabriel, de 11 anos, e Miguel Augusto, de 5, Cristiane foi professora durante 14 anos e, desde 2022, optou por ficar integralmente em casa. “O Samuel e meus sogros não estavam mais conseguindo dar conta de todo o trabalho. Então, como eu nunca parei de ajudar na lavoura, decidimos que era hora de ficar em casa e, em conjunto, darmos andamento aos trabalhos da propriedade”.

A propriedade da família Speth, no interior de Arroio do Tigre/RS, conta com 11 hectares próprios e mais 30 arrendados, onde são produzidos 80 mil pés de tabaco, além de milho, trigo, soja e feijão. Também não falta a agricultura de subsistência, além da piscicultura, do leite e da carne para o consumo da família. Cristiane, que tem carteira D, conta que o trabalho é todo realizado em conjunto. “Somos uma família, trabalhamos juntos e é cada vez mais necessário que as mulheres assumam suas responsabilidades nas propriedades rurais”.

 

Texto e fotos: Jorn. Luciana Jost Radtke

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais