A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e cerca de 20 instituições parceiras reuniram-se nesta terça-feira, 28, em Santa Cruz do Sul, para discutir a programação da Expoagro Afubra de 2012. O evento ocorre nos dias 21, 22 e 23 de março, no parque de exposições, em Rincão del Rey, Rio Pardo. O objetivo do encontro era de avaliar a última edição e discutir propostas baseando-se nas necessidades da agricultura familiar a serem trabalhadas na próxima feira.
O coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles menciona a importância de envolver as entidades ligadas ao meio agrícola, e por ambas terem interesse na diversificação das propriedades. “Com esse número de instituições presentes, percebemos o quanto reflete a preocupação com o desenvolvimento do produtor e da propriedade rural”, afirma. Os representantes apontaram técnicas, manejos e serviços úteis para contribuir no planejamento do evento. Após, a Afubra com a presença e apoio de lideranças irá, novamente, realizar reuniões setoriais para definir as atividades nas áreas do parque.
Presentes: Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo, Cooperativa Agroindustrial de Rio Pardo (Coparroz), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cooperativa Languiru, Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), Escola Família Agrícola (EFA), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), Sindicato Rural, Secretaria da Agricultura de Santa Cruz do Sul, Banco do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Federação Agrícola do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Josiane Aline Goetze
da Coordenadoria da Expoagro Afubra
01/07/2011