A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) reuniu no dia 29, na sede da EMEF Percílio da Silveira, de Candelária, os professores da Região de Atuação de Cachoeira do Sul do Projeto Verde é Vida. Desta RA fazem parte, além do município anfitrião da primeira reunião do ano letivo 2011, Agudo, Cachoeira do Sul, Novo Cabrais e Paraíso do Sul, reunindo 26 escolas.
O conselheiro da Afubra, o candelariense Mário Flores, destacou a sua alegria e a satisfação da entidade em ter como parceiros municípios preocupados com a educação e com o meio ambiente. “O sucesso do Verde é Vida se deve ao empenho dos alunos, professores, pais e comunidade em geral”, destacou.
Para a secretária de Educação de Candelária, Maria Cristina Lopes, parcerias na área educacional sempre são importantes. “Mesmo que os resultados não sejam imediatos, a persistência é fundamental para a transformação”, disse Maria Cristina, ao garantir que, através do Verde é Vida, “podemos conscientizar e educar os alunos pela preservação ambiental”.
Lauro Mainardi, prefeito de Candelária, destacou que são as parcerias que fazem o desenvolvimento e que a educação é o alicerce de qualquer comunidade. “Sabemos que os resultados não são imediatos, mas tenho a certeza de que, num futuro bem próximo, colheremos os frutos do projeto Verde é Vida”, declarou Mainardi, agradecendo a parceria da Afubra.
Após a apresentação artística, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, biólogo José Leon Macedo Fernandes, iniciou a reunião, falando sobre a nova sistemática da Bolsa de Sementes. A terceira edição do Manual, entregue aos presentes, apresenta uma proposta técnica, pedagógica e operacional e proporciona aos professores subsídios para a coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes.
O Projeto de Coleta do Óleo Saturado, que a Afubra desenvolve desde 2009, agora é aberto a todos os municípios e escolas interessados. A novidade também foi apresentada durante a reunião em Candelária. A sistemática permanece a mesma: os municípios cadastram as escolas que, por sua vez, ao recolher o óleo e, dentro das normas estipuladas, o entregam à Afubra, recebem o valor de R$ 0,50 por litro.
ENCONTRO SUL-BRASILEIRO
O IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida, que ocorrerá em Santa Cruz do Sul, no Parque da Oktoberfest, nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, também foi apresentando na reunião de hoje. As escolas parceiras do Projeto receberam os aportes – um bóton alusivo ao evento -, conquistados por meio dos trabalhos e ações realizadas durante o ano ambiental de 2010. A 4ª edição do Encontro reunirá cerca de 800 pessoas, entre alunos e professores, para dias de troca de experiência e integração. A programação ainda está em organização.
Fonte: Departamento Comunicação Afubra
Luciana Jost MTb/RS 13.507