“Os ciclos são realizados para o produtor. Assim como uma empresa precisa realizar treinamentos sobre normas de segurança, os produtores também devem sempre estar atualizados e bem informados sobre as regras de segurança no cultivo do tabaco e outras culturas, bem como com o que dizem as leis referentes à proteção da criança e do adolescente. Somos o país que mais exporta tabaco e isso se deve à qualidade do nosso produto. E essa qualidade começa lá na propriedade do fumicultor, que utiliza corretamente os insumos, os equipamentos de proteção e mantém a segurança da sua família”.
Essas foram as palavras do engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, secretário da Afubra, no 14º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, realizado no dia 31 de julho, em Santa Terezinha/SC. Os demais encontros foram em Irati e Palmeira, no Paraná, (9 e 10 de julho) e em Canoinhas/SC (11 de julho), onde a Afubra foi representada pelo gerente para Assuntos Ambientais, Adalberto Huve, e colaboradores da Afubra.
A organização dos Ciclos é da Afubra e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas. A programação contou com manifestações das duas entidades e com a interatividade com o público, que participou, ao vivo, do podcast Vida no Campo, uma peça teatral que encena um programa de rádio online e que conta com a participação de especialistas sobre os temas abordados.
Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke/Fotos: Divulgação