A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com o apoio de Emerson Gabriel Woiciechovski, procurador da entidade e da página Fumicultores Unidos, reuniu cerca de 360 produtores rurais na localidade de Alto Paraguaçu, interior de Itaiópolis/SC, para a 3ª Conferência Nacional do Tabaco. O encontro ocorreu na sexta-feira, 18 de agosto.
Ao abrir o evento, o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, destacou a importância de reunir os produtores de tabaco para a troca de informações. “A Afubra foi fundada devido ás preocupações de produtores com a cultura, principalmente, com as perdas registradas com o granizo. Com o ar dos anos, as atividades e a área de atuação foram se expandindo, mas, sempre, com o foco principal no associado da entidade”.
Ao falar sobre o mercado do tabaco, Drescher explicou que países produtores de tabaco estão aumentando a sua produção e com preço menor do que o tabaco brasileiro. “Essas informações mundiais fazem com que, cada vez mais, é necessário que nós mantenhamos a nossa produção, sem aumento, e continuemos a produzir tabaco com qualidade. Isso fará com que o nosso produtor consiga ter um melhor resultado financeiro para o produtor”.
O Sistema Mutualista da Afubra foi detalhado pelo gerente da Supervisão Técnica, Alexandre Paloschi, e pelo inspetor da Mutualidade da Região de Rio Negro e Mafra, Vilmar Niser. “Explicar ao nosso associado, diretamente, o funcionamento do Sistema Mutualista e os direitos que ele tem é de suma importância”, enfatiza Paloschi.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaiópolis, Wilson Matias Marciniak, apresentou um comparativo entre a produção de tabaco e outras culturas, no município. “Nosso município está em primeiro lugar na produção de tabaco no estado, e em sexto na região Sul. Sabemos a importância da cultura”.
O prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, ao agradecer à Afubra a oportunidade de sediar o encontro e a presença do deputado federal Rafael Pezenti, lembrou da importância da cultura. “Quem fala mal do tabaco não conhece a realidade dos produtores e o retorno que a cultura traz”.
Na parte da tarde o encontro seguiu com a presença dos deputados federal Rafael Pezenti e estadual Sargento Lima, do representante da Fetaesc, Luís Sartor, da Faesc, Francisco Eraldo Konkol e das páginas Fumicultores Unidos, Brasil Tabacos e Fumicultores do Brasil.
Texto e Fotos: Jorn. Luciana Jost Radtke