Um dos destaques da Expoagro Afubra 2011 é o espaço da Emater/RS-Ascar destinado à criação de peixes. Durante a Feira, que ocorre até amanhã (03), no parque de exposições na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, o visitante poderá conferir as diversas atividades desenvolvidas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar em um açude de 1.800 metros quadrados, construído no espaço da Instituição, além de obter orientações sobre a piscicultura.
Pela manhã, acontecem dinâmicas sobre a introdução de alevinos nos viveiros, transporte e alimentação dos peixes e preparo e lotação dos açudes. Às 15h30min, é demonstrada a prática da despesca, atividade que atrai a atenção de centenas de visitantes e que mostra como o produtor deve, através do uso de redes, realizar a correta retirada dos peixes do açude sem a necessidade de esvaziá-lo. Além disso, uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e produtores do Vale do Rio Pardo garante a distribuição de 2.500 alevinos por dia aos participantes das dinâmicas. O público pode conferir, ainda, oficinas sobre o processamento de pescado, com orientações sobre o corte, o abate e a limpeza dos peixes, e receitas feitas à base de pescado.
Conforme o coordenador do espaço da Emater/RS-Ascar destinado à piscicultura na Expoagro Afubra, o zootecnista e mestre em aquicultura João Alfredo de Oliveira Sampaio, a criação de peixes é uma atividade que tem crescido, nos últimos 20 anos, de 8% a 12% ao ano. No Rio Grande do Sul, destacam-se as regiões dos vales do Taquari, Caí e Rio Pardo, com uma produção de aproximadamente 1.400 mil quilos de pescado.
Sampaio acredita que a atividade vai se desenvolver ainda mais. “Uma das ações que tem maior demanda nos escritórios municipais, dentro da área de produção animal, tem sido a criação de peixes”. A piscicultura também pode ser uma boa alternativa de diversificação para os pequenos produtores. “O modelo da piscicultura que a extensão rural vem trabalhando é adequado à propriedade familiar”, diz.
Para atender aos interessados, além do trabalho diário de assistência técnica e extensão rural e da participação de feiras e exposições, a Emater/RS-Ascar conta com a estrutura dos Centros de Treinamentos da Instituição, onde são realizados cursos na área de piscicultura, entre outros.
Jornalista Júlio Fiori
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar