A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e a Afubra divulgarão na próxima segunda-feira (18/10), a partir das 9h, os resultados da Unidade de Referência Técnica (URT) em Piscicultura sobre a criação de tilápias, implantada no Espaço Institucional Casa da Emater no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo.
O evento acontece em formato híbrido, sendo presencial no Parque da Expoagro Afubra para os envolvidos na URT, com transmissão no Canal da Afubra no Youtube (Afubra Vídeos) para o público em geral. A atividade é voltada para técnicos, produtores e lideranças interessados na cadeia de produção de tilápias. A programação inicia com uma breve abertura e, em seguida, apresentação dos dados da URT.
Unidade de Referência Técnica
A Piscicultura é um dos temas presentes do Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra. A criação de diferentes espécies, principalmente carpas, sempre despertou a atenção do público visitante desta que é considerada a Maior Feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil. Em 2018, a parcela temática foi transformada em uma Unidade de Referência Técnica para a obtenção de dados mais precisos sobre a criação de peixes, voltada à criação de tilápias.
Para tanto, foi utilizado um viveiro já existente, semiescavado de 720m², onde extensionistas rurais da Instituição realizam o cultivo e monitoramento de tilápias em sistema intensivo.
A URT tem por finalidade possibilitar uma avaliação mais intensa dos índices técnicos de produção, com o levantamento de dados como qualidade da água, densidade populacional, qualidade da criação, conversão alimentar, manejo alimentar, registro de datas de alevinagem, curvas de crescimento e peso final, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade – Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
[email protected] – (54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388 – www.emater.tche.br