Expoagro Afubra

Expoagro Afubra recebe a visita do governador

3 de março de 2011

Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira, 3 de março, a Expoagro Afubra 2011 recebeu a visita do governador do Estado, Tarso Genro. Acompanhado do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o governador chegou ao parque por volta das 9h45, onde foi recebido pelo presidente da Afubra, Benício Albano Werner, pelo tesoureiro da entidade, Marcílio Drescher e pelo deputado estadual Heitor Schuch.

A comitiva fez uma breve caminhada pelo parque e se dirigiu à casa da istração, onde a Afubra prestou uma homenagem a Genro. Em seu pronunciamento, o presidente da Afubra mais uma vez citou o recente discurso do governador, quando comparou a democracia à uma mesa e defendeu que todos possam sentar em cadeiras iguais. “Nós produtores estamos em uma situação difícil e, embora sentados à mesa da democracia, ainda ocupamos cadeiras pequenas. Werner citou como exemplos a comercialização do tabaco e as sanções impostas à cultura. “Para isso, esperamos ajuda na solução dos problemas que a fumicultura enfrenta e temos certeza de que vamos chegar lá.”

O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha também pediu que o governo estadual seja parceiro na defesa da fumicultura, importante geração de renda e empregos para a região. “É preciso ter coragem para defender o fumo, que é uma riqueza mundial.”

Para Tarso Genro, a questão da fumicultura não é apenas local, mas mundial. “Existe uma movimentação internacional para diminuir o consumo do fumo.” Segundo Genro, a partir do momento em que foi tomada esta decisão se iniciou uma luta para a implementação de uma série de medidas restritivas. “Mas não podemos deixar que essas medidas prejudiquem alguns países.” Pois assim como alguns serão prejudicados, outros serão beneficiados. “Cabe ao poder público defender os interesses de suas comunidades.”

Genro defendeu que se vai haver uma mudança global quanto ao consumo do tabaco, não é justo que a região pague o preço. Ele citou ainda as portarias nº 112 e 117 da Anvisa que restringem a adição de alguns ingredientes na fabricação do fumo e impõe restrições à exposição e exibição do cigarro no varejo. “Precisamos abrir uma ampla negociação sobre o assunto e essas medidas que, praticamente, inviabilizam o plantio de fumo nesta região.”

Para o governador, “não se trata de atacar o conteúdo das decisões da Organização Mundial de Saúde, que já foram tomadas e vão ser aplicadas”, explica. “Mas temos que trabalhar em uma política para defender a renda das comunidades produtoras de tabaco.” Genro declarou que o processo de estabilização social que se implantou na região, através da cultura do fumo, não pode ser desarticulado. “Somos parceiros nesta luta e temos que fazer com que esta transição para diminuição do consumo do fumo seja equilibrada.”

ENCONTRO SUL-BRASILEIRO – Durante a cerimônia o presidente da Afubra, Benício Albano Werner ainda aproveitou para convidar o governador Tarso Genro para participar do IV Encontro Sul-Brasileiro do projeto Verde é Vida, que acontece nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, em Santa Cruz do Sul.  Em seguida, o governador descerrou uma placa em homenagem a sua visita. Ele ainda visitou algumas agroindústrias, onde experimentou produtos coloniais e, em seguida, voltou à Capital.

foto: Bertuol/Afubra

Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Jornalista Emanuele Mantovani
Reg. MTb. 12.704

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais