Expoagro Afubra

Exposição premia melhores em cada categoria de gado da raça holandesa

3 de março de 2011

Compartilhe

Aconteceu na manhã e início da tarde de hoje o julgamento morfológico do gado da raça holandesa. Foram julgadas oito categorias dos animais adultos e oito categorias de animais jovens e foram premiadas as grandes campeãs em cada categoria. O julgamento foi promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em parceria com a Afubra e foi uma das atrações da exposição de gado holandês realizada durante a 11ª Expoagro Afubra.

O julgamento dos animais esteve ao encargo do superintendente técnico da Associação Paranaense de Criadores de Gado Holandês e jurado oficial da raça holandesa, Altair Valotto. Ao falar dos vários critérios usados no momento do julgamento, Valotto afirma que o mesmo inicia com a bezerra onde é observado se ela vai se tornar uma boa vaca ou não, se ela vai durar por muito tempo na propriedade e qual o seu tempo de vida útil, ou seja, por quanto tempo ela vai produzir leite.

 Já na vaca também são observados vários quesitos, como o sistema mamário (úbere), estrutura física (arqueamento das costelas e das pernas) e a força leiteira (capacidade de produção). Segundo Volatto, o sistema mamário é de fundamental importância, seja qual for a raça da vaca. Um dos quesitos que valoriza a vaca é o sistema mamário de produção cujo resultado aparece após anos de investimento, começando pela qualidade e melhoramento genético. “Uma vaca sem úbere não existe. A vaca tem que ter um alto sistema mamário para produzir por muito tempo. E isto não é um trabalho de um dia. É uma arte daquele que pensa todos os dias em melhorar a qualidade genética de seu rebanho”, salienta Valotto.

O grande e mais importante momento da exposição é o julgamento das campeãs reservadas onde a grande campeã foi a vaca Morena Martoca, da Granja Morena, de propriedade de Jorge Fonseca da Silva, de Pelotas/RS. Ao falar da campeã, Valotto frisa que é um tipo de vaca que o produtor tem que buscar, independente da raça. Na visão do julgador, não adianta somente ser bonita, e sim, tem que apresentar tudo o que se busca numa vaca deleite, ou seja, o sistema mamário, a força leiteira e a estrutura física (arqueamento das costelas e pernas).

Ao resumir a exposição, Volatto coloca que é o lugar onde é apresentado o que tem de melhor em termos de gado holandês, principalmente no que tange à melhoria e melhoramento genético do rebanho leiteiro. Ele defende que todos os produtores têm condições de em suas propriedades criar e fazer grandes campeãs. ”Basta somente ter dedicação, empenho, vontade e carinho para com o plantel leiteiro”, entende Valotto.

Foto: Lula Helfer/Afubra

Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Edemar Etges

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais