Expoagro Afubra

Inovações em gestão ambiental são apresentadas pela Emater/RS-Ascar

28 de março de 2025

Compartilhe

A Emater/RS-Ascar está presente na Expoagro Afubra 2025 com uma parcela dedicada à Gestão Ambiental nas propriedades rurais que dialoga diretamente com a Sustentabilidade, um dos temas centrais da Instituição na Feira. Sob a coordenação da extensionista rural social Pâmela Bergonci, o espaço tem o objetivo de apresentar soluções e práticas sustentáveis para o bem-estar das famílias rurais e a preservação ambiental.

A gestão ambiental proposta pela Emater/RS-Ascar abrange temas cruciais para o meio rural, como qualidade da água, proteção de nascentes, tratamento de águas servidas e captação de águas das chuvas por meio de cisternas. “As técnicas de manejo e proteção dos recursos naturais têm como objetivo melhorar as condições de vida e promover a sustentabilidade nas propriedades”, explica Pâmela.

Em resposta aos eventos climáticos de 2024 que afetaram todo o Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar traz para o evento, de 25 a 28 de março, em Rio Pardo, uma reflexão sobre a importância das matas ciliares, com destaque para os conceitos de assoreamento e áreas de preservação permanente. “A exposição também conta com uma maquete interativa demonstrando os efeitos das matas ciliares nos ecossistemas e na preservação dos recursos hídricos”, destaca a extensionista.

Entre as inovações apresentadas, o público pode conhecer duas fontes construídas, uma difusa e outra de encosta, com uma mata nativa recém-implantada, e uma cisterna de concreto com sistema completo de captação e filtragem. “Para garantir o o à informação, são distribuídos folders e banners com material técnico, além de consultoria personalizada para agricultores interessados em aplicar essas práticas em suas propriedades”, enfatiza Pâmela.

Dentre os temas destacados, a proteção de nascentes tem um papel central. As ações da Emater/RS-Ascar focam na preservação da água potável em áreas rurais, especialmente para aqueles que não têm o à rede pública de abastecimento. “Ao proteger nascentes, é possível melhorar a qualidade da água para consumo humano, controlar a erosão do solo e manter os recursos hídricos, como córregos e rios, preservados para as gerações futuras”, conclui a extensionista.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

[email protected]

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais