Expoagro Afubra Verde é Vida

Jogos de tabuleiro ensinam sobre questões ambientais na Expoagro Afubra

27 de março de 2025

Compartilhe

Iniciativa integra o Programa Bolsa de Sementes e visa promover integração e educação ambiental entre os estudantes que circulam pelo Espaço de Inovação do Agro

Que tal aprender mais sobre a proteção ambiental enquanto se diverte? No Espaço de Inovação do Agro, as crianças e jovens têm a possibilidade de brincar com jogos de mesa didáticos com a temática ambiental. No estande, o Projeto Verde é Vida e o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizam diversos jogos que foram adaptados para educar enquanto ensinam lições importantes sobre sementes nativas e proteção do meio ambiente. Este é o segundo ano que as brincadeiras são realizadas na Expoagro Afubra, em 2025 com incremento de novos jogos.
A doutora em engenharia florestal da UFSM, Claudia Costella, explica que a troca com alunos e professores das escolas parceiras tem sido muito positiva. Entre os atempos disponíveis, está o dominó, onde é preciso combinar os tipos de frutos, como araçá com araçá, por exemplo. O jogo da memória também conta com espécies de árvores que compõem o Bolsa de Sementes. Já o jogo ‘eu me lembro’ engloba questões ambientais mais amplas. “A criança observa a imagem por um determinado tempo e depois, no verso do card, escolhe uma pergunta para responder sobre o que viu. Isso testa o poder de concentração enquanto educa para a proteção ambiental.”
Outras brincadeiras disponíveis são caça-palavra, palavra cruzada e a corrida maluca, que é um dos jogos mais procurados, especialmente por ser bem interativo. Os organizadores criaram peças coloridas e questões educativas ao longo do percurso. No número 44 da corrida, as sementes coletadas estão viáveis para aproveitamento, então o jogador pode avançar três casas, reforçando a importância de se realizar o processo de coleta adequadamente. Nesta edição da feira, a ideia é engajar ainda mais os professores, especialmente para que deem um retorno sobre a iniciativa e também levem a proposta dos jogos ambientais para suas escolas.
Segundo a engenheira florestal, o principal objetivo é fazer a integração entre as crianças que am pelo estande, para que saiam do mundo digital e aproveitem mais o tempo com brincadeiras entre colegas e também alunos de outras escolas. No estande, também existe um mostruário de sementes de algumas espécies trabalhadas pelo Programa Bolsa de Sementes, que ajuda a fazer a identificação das árvores e também promove troca entre o público em geral. Além de Claudia, outros três acadêmicos e doutorandos trabalham no estande, Matheus Dresch, Regina Pase e Thaynara Diuliane Paz.

Sobre o Bolsa de Sementes
O Bolsa de Sementes nasceu em 2002, em parceria entre a Afubra e a UFSM, juntamente com as escolas parceiras do Verde é Vida. Os educandários coletam as sementes e encaminham a universidade, que as beneficia e armazena em câmara fria, para que, posteriormente, sejam doadas para viveiros e entidades interessadas em produzir mudas em todo o Brasil. É considerado um dos maiores programas de coleta e distribuição de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica no Brasil. No final de cada ano, as escolas recebem um cheque bônus como premiação pelas sementes coletadas que poderá ser trocado por mercadorias na Afubra. Para solicitar a doação de sementes para produção de mudas, de forma gratuita, os interessados dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deverão preencher o formulário disponível no site da Afubra.

Jornalista Michelle Treichel – MTB/RS 12.559
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito das fotos: Alencar da Rosa

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais