A lavoura de Ivo Alberto Bartzen, no distrito de Porto Mendes, município de Marechal Cândido Rondom, foi palco de demonstração de um equipamento mecanizado que deve modificar significativamente a forma de colheita do tabaco de galpão.
Desenvolvido pela Souza Cruz, a máquina objetiva proporcionar a mecanização de toda a colheita das lavouras de tabaco das variedades burley e galpão comum, o que deve reduzir o uso de mão-de-obra, aumentar o ritmo de colheita e, como consequência, baixar o custo de produção. O modelo em testes é composto por uma colhedora importada e uma carreta transportadora.
Para apresentar o novo equipamento, a empresa idealizadora promoveu um dia de campo, ocorrido na última sexta-feira, 19, no município da região oeste do Paraná. O evento contou com a presença de várias lideranças de organizações rurais, entre elas o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider, e o tesoureiro da entidade, Marcílio Laurindo Drescher. O fumicultor, proprietário da área para demonstração do equipamento, é associado e representante da Afubra na região.
Mário André Poll – Departamento Comunicação Afubra