A exposição de hortaliças no espaço Bella Horta do Parque da Expoagro Afubra tem como uma das atrações o lançamento do Programa de Produção Integrada para o Cultivo de Tomates tipo Coquetel. Os produtores que visitam o estande podem obter informações sobre o funcionamento da sistemática, pela qual o agricultor tem garantia de venda da sua produção. Os produtores interessados são cadastrados e recebem informações técnicas e istrativas sobre o programa, que será desenvolvido pelas empresas Seminis, Vandrea e Bella Horta e é inédito no Rio Grande do Sul no cultivo de tomates.
Outras atrações são o cultivo em estufas, as tecnologias de ponta, os produtos biológicos para controle de pragas e as sementes híbridas, que recebem tratamento especial para se adequarem aos mais diferentes tipos de solos e climas do Brasil. Os visitantes apreciam bastante a bela aparência dos pepinos, melões, tomates e pimentões cultivados em slabs, sistema que usa sacos horizontais com substratos. A horta demonstrativa conta com melancias, repolhos, morangas, abobrinhas, feijão de vagem, pepinos, tomates, brócolis, couve-flor e outras hortaliças, tudo cultivado com tecnologias e produtos de ponta.
O sucesso do espaço de 2,4 mil metros quadrados das hortaliças se deve ao fato de apresentar o que existe de mais avançado no Brasil em tecnologias para o cultivo de hortifrutigranjeiros. Estão reunidos no mesmo local fornecedores de sementes, substratos, produtos orgânicos para controle de pragas, adubos, plásticos e sistemas de irrigação. E a exposição conta com demonstração prática dos resultados obtidos.
Segundo a engenheira agrônoma da Seminis, divisão de hortaliças da Monsanto, Juliana Manco, a marca está apresentando na feira sementes híbridas desenvolvidas para melhorar e facilitar a produção. “O material genético é um dos fatores importantes para a qualidade, sabor e durabilidade dos hortigranjeiros”, explica. Para mostrar as características e benefícios que a semente traz, foi organizada uma exposição de produtos. E equipes de profissionais estão no local para fornecer informações.
Foto: Lula Helfer/Afubra
Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Jorn. Cristina Severgnini
MTb/RS 9231