Tabaco

Secretaria da Agricultura, SindiTabaco e Afubra discutem parceria nas áreas da irrigação e armazenamento

11 de julho de 2013

Compartilhe

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, recebeu na tarde de terça-feira (9), o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Claudimir Rodrigues, e o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antônio Dornelles. Na reunião foi discutida a adesão do setor ao Programa Mais Água, Mais Renda e ao Programa de Ampliação da Secagem e Armazenagem de Grãos nas Propriedades Rurais, através do efetivo engajamento das equipes técnicas destas instituições (quase 600 profissionais) a estes e outros programas governamentais, como o de Correção do Solo e o Mais Leite de Qualidade.

Na ocasião, foi exposto que o objetivo do governo do estado com os programas de licenciamento e subvenção ao financiamento para a irrigação e para a adaptação das estufas de fumo para o seu aproveitamento também na secagem de outros grãos, como o milho e feijão, é o incentivo ao aumento da produção de alimentos para a sociedade e, por consequência, a redução da perda de competitividade agroindustrial que o Rio Grande do Sul sofre anualmente com a importação de produtos como o milho. Para exemplificar, foi citado que a produção de milho no Estado, neste ano, deve ser de 5,3 milhões de toneladas, enquanto o consumo deve chegar a 5,8 milhões, totalizando um déficit de cerca de 500 mil toneladas. Porém, como se exportará mais de 1 milhão de toneladas, o déficit poderá chegar a 2 milhões em 2013.

A proposta do setor fumicultor para adesão aos programas parte da indicação em 2013 de 150 propriedades rurais, as quais devem servir de multiplicadoras e também para a capacitação dos técnicos e produtores. Segundo Claudimir Rodrigues, do Sinditabaco, com isso, serão ali capacitados técnicos e, por conseguinte, será despertado o desejo de engajamento nos demais produtores.

Conforme Fioreze, é importante o comprometimento dessas instituições para a estruturação destes programas, de modo a aumentar o grau de diversificação agropecuária e ampliar a renda destes produtores. “Estimamos que, em média, estas propriedades que hoje produzem 122 sacos de grãos, possam triplicar esta produção com a irrigação e a correção do solo, e , depois, possam ainda secar e armazenar estes grãos nas estufas adaptadas para tal fim com apoio de nossas políticas públicas estaduais e federais”.

Durante a reunião também foi apresentado o sistema de secagem e armazenamento de grãos por energia solar, desenvolvido pela Pal Energy. Na oportunidade, os diretores da empresa, Antônio e Ari Paludo, explicaram o funcionamento e as vantagens do método que, além de ecológico, proporciona a comercialização da safra de forma parcial e no momento mais adequado, a eliminação do pagamento de taxas e transporte para o depósito do produto em outros locais, a qualidade da armazenagem e a redução de perdas, entre outros benefícios aos produtores. O secretário adjunto explicou que o programa estadual vai disponibilizar uma “cesta” de opções de tecnologias, equipamentos e serviços de secagem e armazenagem adaptados à agricultura familiar, sem nenhum tipo de direcionamento, de modo que tanto a experiência pública da EMATER e do IRGA nesta área, como os produtos da iniciativa privada, como os já apresentados pela Fockink e, agora, pela Pal Energy, podem ser utilizados pelos produtores.

Também participaram do encontro o coordenador geral das Câmaras Setoriais, Milton Bernardes, Adriano Szynkaruk, Valdir Zonin, Marlise Fernandes e o assessor de diretoria do Sinditabaco, Carlos Sehn. Na próxima reunião da câmara temática de infraestrutura, da SEAPA, a ser realizada no início de agosto, o projeto será apresentado em detalhes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais