Na tarde desta terça-feira dia (25) foi realizado o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas promovido pela Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí em parceria com a Afubra, Fetag e entidades parceiras. Neste ano o seminário teve como temática: “Os impactos das Mudanças Climáticas nos Solos do Vale do Rio Pardo” tendo como pano de fundo as práticas conservacionistas e de produtividade do solo e preservação das águas por meio de iniciativas da Extensão Rural Pública e de programas de recuperação de bacias, através de parcerias entre universidades e da iniciativa privada.
Na oportunidade, Engenheiro Agrônomo Doutor e Extensionistas da Emater do Escritório de Sinimbu Luís Fernando Marion apresentou o : “Construção da Fertilidade do Solo para Altas Produtividades apresentou, os resultados das Unidades de Referência Técnicas, as principais praticas conservacionistas do solo, e os índices fertilidade de produtividade da região do Vale do Rio Pardo”.
No segundo intitulado: Desafios dos Solos Agrícolas do Rio Grande do Sul que teve como ista a Engenheira Ambiental Professora Doutora da Unisc Priscila Pacheco Mariani e apresentou os programas de recuperação de bacias hidrográficas realizado em parceria com a universidade e com a iniciativa privada, e os desafios de recuperação dos solos em função dos danos causados dos últimos acontecimentos climáticos.
Segundo o Assessor da Associação Regional Martin Dorneles a iniciativa de promover um seminário voltado para temática dos solos e das águas surgiu dos problemas sentidos e vividos pelos agricultores e visa criar um ambiente de troca de saberes e conhecimentos entre professores, pesquisadores, extensionistas rurais, e agricultores familiares. Por fim, a próxima edição do seminário será realizada no ano de 2026 no Auditório Central do Parque da Expoagro Afubra.
Texto: Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí