A Expoagro Afubra 2011, que se iniciou em 1º de março, encerrou nesta quinta-feira, 03 com público de 56 mil pessoas. Mais uma vez, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, mostrou o que há de mais moderno em técnicas, equipamentos, culturas e novidades disponíveis ao agronegócio. O principal objetivo da Expoagro Afubra 2011 foi buscar alternativas de renda para a manutenção da família produtora no meio rural. Para isso, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) contou com o apoio de mais de 300 expositores e cerca de 90 agroindústrias, além da parceria de diversas entidades, empresas, associações, lideranças e autoridades.
A cada edição da Expoagro Afubra os visitantes percebem as mudanças e melhorias feitas ao longo do ano no parque para que os produtores possam aproveitar o máximo possível da programação e das atrações do evento. Para 2011 foram feitos reparos gerais na estrutura. Além disso, as instalações para animais foram ampliadas. No espaço da pecuária houve incremento na exposição de gado leiteiro e com uma grande novidade que foi o leilão e julgamento da raça holandesa.
Na avaliação do presidente da Afubra, Benício Albano Werner, para o objetivo da feira que é oferecer novas alternativas e tecnologias para os agricultores, o retorno foi muito positivo. “Temos também o exemplo da parceria que fizemos com a Gadolando para a comercialização de gado leiteiro e eles se mostraram muito satisfeitos com o retorno que tiveram.” Além disso, destaca-se o crescente número de autoridades que prestigiou o evento. “Foram sete deputados, o governador, uma senadora, prefeitos e secretários de Governo e isso mostra a importância do evento.”
Para o coordenador do evento, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, um dos pontos principais da Expoagro Afubra 2011 foram os fóruns de discussão e seminários que aconteceram durante o evento. “Assim conseguimos abrir um debate mais amplo sobre a agricultura familiar que vai além das técnicas e fala também sobre o mercado, cenários atuais e novas possibilidades.
Para a edição de 2012 da Expoagro Afubra, Dornelles explica que a entidade deve se reunir com os diferentes setores como Emater/Ascar, Unisc, Embrapa, Fetag, Irga e outras parceiras para avaliar a edição de 2011 e debater ideias de novidades a serem implantadas para o próximo ano. “Temos várias empresas e entidades que são nossas parceiras e trabalham conosco e queremos discutir com elas o que de melhor podemos fazer para 2012.”
Outro ponto que atraiu muitos visitantes foi o Espaço Cultural com um Museu da Agricultura Familiar. O local ainda abrigou, diariamente, apresentações artísticas de música, dança e teatro e a II Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida.
PATROCINADORES
A Expoagro Afubra 2011 teve como patrocinadores a Pioneer, Sicredi, Husqvarna, Banco do Brasil, Nortox, Tramontina, Massey Ferguson e Banrisul. A feira também contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emater/Ascar, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul e Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).
Foto: Bertuol/Afubra
Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Jornalista Emanuele Mantovani
Reg. MTb 12.704