Rio Pardo (RS) – Uma cerimônia simples, bem ao estilo do homem do campo, marcou a entrega simbólica de 20 novos tratores Tramontini para clientes da região do Vale do Rio Pardo durante a Expoagro Afubra, no parque de Rincão Del Rey, em Rio Pardo (RS), dia 2 de março. Promovido em parceria com o Banco do Brasil, o encontro foi a realização do sonho de agricultores familiares que agora terão tratores de design moderno, equipados com motor potente e econômico para a produção de alimentos.
“Este evento é uma celebração muito importante que fazemos com nossos clientes e revendedores. Afinal não é todo dia que o agricultor familiar compra um trator novo”, disse Docelino Santos, gerente nacional de vendas da Tramontini, dirigindo-se aos novos proprietários e aos representantes das revendas Hidrotec, de Lajeado, Agripar, de Paraíso do Sul, Casa do Agricultor, de Arroio do Tigre, Comercial Bettin, de Canguçu, e JBS Tratores, de Barra do Ribeiro.
No estande da Tramontini na Expoagro está exposto, pela primeira vez em uma grande feira do setor agrícola, o novo trator de 80cv desenvolvido pela empresa. O modelo T8075-4 Série Brasil foi lançado oficialmente em fevereiro, em evento para a imprensa, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e marca a entrada da fabricante gaúcha neste segmento de potência.
Família Bogner quer aumentar a produção
Entre os produtores que receberam as chaves das novas máquinas, a família de Sildo Bogner estava radiante. Sildo levou a mulher, Alci Sílvia, e os filhos Paulo Ricardo, 19 anos, e Marcelo, 10 anos, para celebrar a compra de um trator de 80cv, que vai se juntar ao outro trator Tramontini, de 50cv, adquirido pela família três anos. Os Bogner trabalham unidos em uma propriedade de 21 hectares na localidade de São Jacó, município de Teutônia. A nova máquina ajudará na produção de silagem de milho para o rebanho leiteiro de 67 cabeças. “O trator de 50cv está trabalhando bem, mas precisamos reforçar o serviço para ampliar nosso plantel. Por isso optamos pelo modelo mais potente”, disse Sildo.
Quem não via a hora de subir no novo trator e ligar o motor eram os filhos. O caçula Marcelo anunciava que queria pilotar a nova máquina. “Por eles, dirigiriam trator o tempo todo”, entregou a mãe. Paulo Ricardo logo confirmou: “Por mim, ia dirigindo daqui até em casa agora”, riu. Na propriedade também trabalham os outros dois filhos do casal, Henri Henrique, 26 anos, e Marcos Renato, que é gêmeo de Paulo Ricardo. O novo trator veio fortalecer a vontade de todos trabalharem unidos na propriedade da família.
O sonho do menino João
Para o cliente João Florair Schlindvein, a aquisição do trator T8075-4 foi a realização de um desejo do tempo de criança. Ele e a mulher, Mariquel Jaqueline Castilhos, foram convencidos por um vizinho a conhecer os produtos Tramontini em conversas do dia a dia. “Ele tem um trator pequeno da Tramontini e me falava muito bem. Eu decidi me informar e fui até a fábrica da empresa, em Venâncio Aires, e conheci a linha de montagem do novo trator. Fui tão bem atendido que não tive como não fechar o negócio”, lembrou João, que reside na localidade de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul.
Ele faz questão de dizer que a dona do trator é Mariquel, que toca as lides em uma chácara de três hectares, comprada há sete anos. O casal arrenda outros 16 hectares e cultiva fumo, o principal produto, milho, feijão, batata e aipim. Ele é funcionário da prefeitura e trabalha como tratorista, em um modelo de esteiras. Pretende se aposentar em breve, para dedicar-se somente à atividade rural.
Antes de se despedir, o tratorista lembrou que a compra do novo trator é um sonho de menino. “Comecei a operar trator aos nove anos. Eu era fascinado pela máquina. Trabalhava de dia com junta de bois e, de noite, saía pelas granjas vizinhas para trabalhar de graça só para aprender a dirigir”, recordou.
Assessoria de Imprensa
PLZ Comunicação
Itamar Pelizzaro (MTb 8.476)