Quem visita qualquer parcela do Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra 2025, em Rio Pardo, sempre é muito bem recebido. E esse acolhimento, que também é muito importante no campo, assim como o bem-estar dos visitantes, são o foco da parcela do Turismo Rural.
“A ideia era trazer empreendimentos ligados à área para expor, mas, em função de muitos terem sido afetados diretamente ou indiretamente pelas enchentes de 2024, não foi possível”, salienta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Carlos Corrêa da Rosa. “Por isso estamos trabalhando, novamente, a questão do acolhimento no turismo rural, que não deixa de ser importante já que este é um dos primeiros pontos que o turista observa, ao chegar no empreendimento. E, junto com isto, o o às Práticas Integrativas Complementares (PICs), como o uso de óleos essenciais, de plantas medicinais. E isso aí pode e deve agregar nos empreendimentos de turismo rural”, afirma o extensionista, que coordena a parcela.
Sonho Verde
Junto a este espaço acolhedor, agradável e confortável, está um empreendimento de turismo rural de Vale do Sol, o Sonho Verde. Apaixonada pelas plantas medicinais e aromáticas, a produtora Simone Waechter transforma o que cultiva em óleos, repelentes naturais, sabonetes, tinturas, escalda-pés, balas, chás, entre outros produtos. “O nosso foco é resgatar o poder do mundo natural, das plantas, da terra. Hoje, eu trabalho expondo os produtos e ministrando cursos para mostrar que esta pode ser uma oportunidade para os jovens e as mulheres” salienta Simone, que lembra que nem sempre é necessário fazer o caminho da farmácia. “A gente pode pegar o trajeto da floresta, da mata, das plantas medicinais. Futuramente, a ideia é poder organizar meu espaço pra receber as pessoas, fazer um espaço zen, mostrar como se faz os produtos, como vivemos, e também vender”, conclui.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2024
Jornalista Rejane Paludo
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633