O dia 8 de agosto é especial para a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra): marca os 20 anos do Projeto Verde é Vida, Levando a Natureza a Sério. Criado em 1991 como um programa permanente de educação ambiental, o Verde é Vida deu continuidade ao trabalho em prol da natureza que a entidade já realiza desde 1978, quando foi assinado o primeiro convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para o reflorestamento das propriedades rurais.
Em 1986, a Afubra ou a realizar campanhas de educação ambiental com a distribuição de mudas nativas. E, finalmente, em agosto de 1991, foi criado o Projeto Verde é Vida, que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação. Junto com o Projeto também nasceu o Afubrinha, o mascote do Verde é Vida, que representa uma muda de árvore.Em constante atualização, o Verde é Vida, também ou por etapas: 1991-1996, Educação Ambiental; 1997-2001, Série Ecologia; 2002-2011, PSA, PASA e Pofea. A partir de janeiro de 2012 entrará numa nova fase, mais focada na Educação Ambiental Rural, que será adotada até 2016. Os programas PSA e PASA terão continuidade, apenas com uma proposta de educação socioambiental ainda mais voltada para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais onde as escolas parceiras estão inseridas.
Os 20 anos também são marcados pelo uso de um novo logotipo, que traz o Projeto Verde é Vida sobre uma folha estilizada e conta com as cores que representam os quatro elementos: no campo superior, o ar representado pelo azul do céu e o fogo, representado pelo laranja do sol; no campo inferior, a terra, representada pelo vermelho, e a água, representada pelo azul do mar; no campo central, o Verde é Vida é representado pela cor verde, que representa as florestas e une todos os elementos.
OS PROGRAMAS DO VERDE É VIDA
Programa de Sensibilização Ambiental (PSA)
Com o objetivo de sensibilizar as comunidades onde a Afubra atua, o Projeto Verde é Vida desenvolve atividades ambientais e educacionais em escolas e municípios, tais como: doação de mudas de árvores nativas, doação de material didático-pedagógico, realização de palestras, participação em eventos, participação do Afubrinha e seus mascotes em atividades lúdico-pedagógicas, manutenção e assistência em viveiros de mudas para reflorestamento e conservação ambiental, desenvolvimento do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para reciclagem. A Série Ecologia, lançada em 1997 e editada até o ano de 2001, faz parte deste Programa. No último ano, o PSA atendeu 89.386 alunos e professores, em 374 escolas de 121 municípios.
Programa de Ação Socioambiental (PASA)
O Programa de Ação Socioambiental, criado em 2002, tem, por objetivo, desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para esses problemas. Para isso, é importante o envolvimento direto da comunidade onde a escola está inserida. O desenvolvimento desse programa baseia-se na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional (Lei nº 9394 de dezembro de 1996), que define nos Parâmetros Transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a saúde, a ética, o trabalho e o meio ambiente. Para a realização desse programa, o Verde é Vida desenvolve os seguintes subprogramas: consciência ambiental, bolsa de sementes, recuperação de formações florestais, diagnóstico ambiental, desenvolvimento sustentável. Em números atuais, abrange 72 municípios, 269 escolas, 63.849 alunos e professores e 253 Grupos Ambientais que reúnem 4.678 alunos.
Luciana Jost – MTb/RS 13.507
Departamento de Comunicação Afubra